Konrad Cronsioe, gerente editorial do Aftonbladet.

Aftonbladet otimiza processo de edição por meio do Roxen

Aftonbladet, o maior jornal vespertino da Suécia, começou a utilizar o Roxen como ferramenta de publicação tanto para o jornal impresso e quanto para todas as suas revistas. O jornal acredita no potencial significativo de otimizar o trabalho. “Além disso, a implementação do Roxen foi incrivelmente rápida e o sistema é confiável e estável”, conta Konrad Cronsioe, gerente editorial do Aftonbladet. 

O Editorial Roxen Portal é uma das ferramentas de publicação baseadas em nuvem mais populares do mundo, que facilita o processo de edição por meio da automação, permitindo que os usuários gerem mais receita, focando em criação de conteúdo relevante e envolvente. 

O Roxen apresenta fluxos de trabalho totalmente ou parcialmente automatizados, com o InDesign como base. O Aftonbladet optou por um meio-termo, ou seja, muitas páginas podem ser automatizadas usando modelos predefinidos, ao mesmo tempo em que os editores continuam tendo a liberdade de criá-las manualmente. 

“O Aftonbladet é um veículo de publicação que valoriza a edição, e os melhores editores da Suécia trabalham conosco. Criar um jornal atraente e dinâmico faz parte do nosso DNA. Ou seja, para nós, é desafiador passar o processo de edição para um fluxo totalmente automatizado. No entanto, o incrível do Roxen é que o sistema nos permite ter o melhor dos dois mundos. Podemos automatizar grande parte do processo de edição e ainda conseguimos abrir o InDesign e editar o necessário manualmente”, diz Konrad Cronsioe. 

Processo de implementação rápido e sistema estável 

O Aftonbladet adotou o Roxen após uma decisão da empresa proprietária, Schibsted, e o processo de implementação foi rápido: em apenas dois meses, tudo já estava funcionando. 

“O tempo de implementação de várias ferramentas de publicação é muito longo, mas não é o caso do Roxen. Muitas vezes, é possível implementar o Roxen três vezes mais rápido do que outros sistemas. Esse é um ponto importante, pois a maioria dos players do setor precisa de ver os resultados de seu investimento rapidamente”, afirma Greta Bjerke, da Tikktakk, especialista em fluxo de trabalho de mídia e consultora que auxiliou na implementação do Roxen no Aftonbladet. 

“Outro ponto importante é que o Roxen é muito estável. Muitos outros sistemas podem apresentar períodos de inatividade, o que pode ser devastador para um produto sujeito a prazos, como mídias impressas. No entanto, períodos de inatividade raramente ocorrem com o Roxen”, garante Greta Bjerke.[Text Wrapping Break] 

Roxen otimiza processos e economiza tempo 

Segundo Konrad Cronsioe, o maior benefício de usar o Roxen é o tempo economizado pelos editores, pois muitas páginas são baseadas em modelos predefinidos. 

“O Roxen nos ajuda a trabalhar com mais eficiência, pois 80–90% da edição pode ser automatizada. Ou seja, os editores experientes podem dedicar tempo a tarefas complexas, prazerosas e criativas, enquanto editores menos experientes lidam com tarefas mais simples. O Roxen atua como uma ponte entre a edição simples e complexa, permitindo que tenhamos editores com diferentes níveis de habilidade”, diz Konrad Cronsioe. 

“A grande vantagem é que agora tudo acontece muito mais rápido. Um bom exemplo é nosso segmento clássico, o Vi5, em que fazemos uma pergunta para quatro pessoas na rua e para uma celebridade todos os dias. Costumava ser uma tarefa demorada para o editor, pois envolve muitos elementos, como texto, imagens e nomes. Mas com o Roxen, é incrivelmente fácil. O editor só precisa ajustar a altura — o restante é automatizado”. 

O sistema é fácil de usar, o que Konrad Cronsioe acredita ser uma vantagem importante, especialmente durante o treinamento de novos editores. 

“Uma de nossas novas editoras tinha pouca experiência em edição, mas depois de apenas uma semana, ela conseguiu criar páginas totalmente por conta própria usando o Page Composer (Editor de páginas) do Roxen. Com as páginas criadas, ela passou a realizar tarefas mais avançadas e a 'melhorar' as páginas no InDesign”, conta Konrad. 

Futuro das mídias impressas 

É um fato que a indústria da mídia está mudando rapidamente e todos os envolvidos precisam revisar continuamente os fluxos de trabalho utilizados, especialmente se trabalharem com publicações impressas. 

“Nos últimos anos, a produção impressa têm estado em declínio. Isso é um fato, mas ainda estou convencido de que o jornal impresso continuará existindo por um bom tempo. Ainda é importante e essencial para construir uma marca e gerar receita. No entanto, está se tornando cada vez mais importante revisar fluxos de trabalho e modelos de negócio; já não basta fazer “mais do mesmo”. Para nós, otimizar não significa reduzir a equipe. Trata-se de capacitar mais os mesmos funcionários. Simplificando, é sobre dar mais atenção ao que importa”, afirma Konrad Cronsioe.