O Grupo Nación, empresa de referência no setor da comunicação social da Costa Rica, opta por solução tecnológica escandinava

Uma das primeiras da América Latina, a empresa líder no setor da comunicação social da Costa Rica, Grupo Nación, implementou recentemente o inovador sistema editorial do Washington Post, o ARC. O Grupo Nación escolheu agora o portal editorial da Roxen para complementar a solução e incorporar, de forma homogénea, a produção de exemplares impressos.

O Grupo Nación, dono de publicações como La Nación, El Financiero e La Teja, utiliza o inovador e polivalente sistema ARC para a produção editorial e para as publicações online. A produção impressa é ainda bastante importante para o grupo, que precisava de uma solução que integrasse a impressão de exemplares.

«Na nossa pesquisa de mercado em busca de um módulo de impressão que se aliasse às outras funcionalidades do nosso novo sistema ARC, encontrámos a Roxen, uma inovadora empresa sueca de programação de software com tecnologia inovadora aplicada aos meios de comunicação, que nos ofereceu a solução ideal em termos da funcionalidade do produto e da integração eficiente em soluções de outros fornecedores», afirma Pedro Abreu, diretor executivo do Grupo Nación.

«A Roxen Newsroom Solutions oferece uma gama de produtos para produção e publicação online, desde a ferramenta móvel para repórteres Roxen Roamer ao sistema editorial Roxen Editorial Portal e a canais de conteúdo digital como o Roxen News Website e a aplicação para dispositivos móveis Roxen Reader. Para empresas de comunicação social pequenas e médias, oferecemos uma gama completa de soluções editoriais. A maioria dos nossos produtos podem também ser utilizados como módulos interoperáveis em soluções que englobem diferentes fornecedores, permitindo aos clientes criar as suas próprias soluções ideais, feitas à medida. O Roxen Editorial Portal é hoje usado como um módulo de impressão integrado em vários sistemas mais complexos, incluindo, agora, o ARC», explica Per Östlund, presidente e CEO da Roxen.

O Grupo Nación irá também automatizar o seu processamento de imagens com o Color Factory da empresa de programação norueguesa FotoWare. Para tirar partido da nova tecnologia e aumentar a produtividade, o Grupo Nación também contratou a especialista em fluxo de trabalho e parceira da Roxen, a TikkTakk, para conceber um novo modelo de fluxo de trabalho editorial.

«Ao incorporarmos no nosso sistema ARC uma solução de impressão e uma ferramenta melhorada de tratamento de imagens, obteremos o ambiente de produção mais eficiente possível para os nossos jornalistas e editores – um desenvolvimento contínuo necessário para estar em primeiro lugar, hoje em dia, no mercado veloz dos meios de comunicação social e para garantir que continuamos a oferecer aos nossos clientes conteúdo de qualidade enquanto aumentamos a rentabilidade do nosso negócio», concluiu Pedro Abreu.

«Temos muito orgulho em apoiar o Grupo Nación na implementação de uma solução editorial polivalente e moderna para as suas redações e comunidades editoriais. Temos, também, orgulho em participar num esforço de colaboração que tem como base a inovação e as competências técnicas desenvolvidas no competitivo mercado nacional escandinavo e que visa dar mais ferramentas a este grupo, pioneiro na América Latina», conclui Per Östlund.

Para mais informações, contacte:

Per Östlund, CEO
Roxen AB
Tel.: +46 732 30 30 13
per.ostlund@roxen.com

Pedro Abreu, Diretor executivo
Grupo Nación SA
+506 2247 4747
pedroabreu@nacion.com

 

  • O Grupo Nación é a principal empresa costa-riquenha que se dedica à produção de conteúdos informativos através de várias publicações impressas, da Internet e da rádio. O Grupo Nación é uma empresa de referência no setor da imprensa escrita da Costa Rica, bem como no processo de diversificação e expansão regional. É uma sociedade que se encontra em boa situação financeira, sempre na vanguarda da tecnologia e com uma equipa dedicada ao sucesso da empresa, um compromisso evidenciado pelo seu profissionalismo e pela sua experiência em matéria de valores corporativos.
  • A TikkTakk é uma empresa norueguesa de consultadoria, especializada em arquitetura de processos no que respeita à otimização do fluxo de trabalho e à implementação da produção com base em modelos para empresas de comunicação social da Europa e da América. http://www.tikktakk.no
  • A FotoWare é uma empresa de software norueguesa que oferece soluções de gestão de ativos digitais em mais de 40 países, juntamente com os nossos parceiros. Temos 27 colaboradores na Noruega, na Austrália, na Suécia e na Rússia. A solução da FotoWare incentiva as equipas e as empresas a encontrarem, gerirem, armazenarem e partilharem facilmente conteúdo digital. A nossa solução está disponível nas nossas instalações, nas lojas do Microsoft Azure e da Amazon AWS e enquanto serviço (SaaS) que aloja a cloud do Azure. A FotoWare é a empresa de eleição de mais de 4000 clientes a nível mundial, incluindo a Associação Histórica da Casa Branca, o Financial Times, a Volkswagen e a Polícia Metropolitana de Londres. A Software Consulting Services LLC em Nazareth, na Pensilvânia, é o parceiro da FotoWare escolhido pelo Grupo Nación. https://www.fotoware.com http://www.newspapersystems.com
  • Com base no seu próprio software de gestão de conteúdos potente e premiado, o Roxen Enterprise CMS, a Roxen desenvolve ferramentas editoriais e de gestão de conteúdos em rede para publicações multicanal e captação de público para aplicações corporativas e multimédia.  A Roxen foi fundada em 1994 e é considerada um dos empreendimentos tecnológicos mais inovadores da Europa. A sede e o centro de desenvolvimento situam-se em Linköping, na Suécia. A Roxen tem clientes por todo o mundo e escritórios comerciais na Europa e nos Estados Unidos. Para mais informações, consulte www.roxen.com